
CONSTITUIÇÃO DO RITO DE MEMPHIS MISRAIM
Os 90 graus do Rito de Misraim e os 94 graus do Rito de Memphis
formam um conjunto que compreende numa nomenclatura especial, os graus chaves de toda a nossa escala de graus, reservando o último grau aos Conservadores da Ordem e do Rito. O Antigo e Primitivo Rito Oriental de Misraim e Memphis é composto por 95 graus, no qual se juntam dois graus administrativos: o 96° (prerrogativa do Sublime Grão Grande Comendador Nacional) e o 97° (prerrogativa do Soberano Grande Hierofante Geral).
As quatro séries do Rito de Misraim e as três séries do Rito de Memphis foram reunidas em duas seções de quatro séries: A Seção Maçônica, com a série Simbólica e Filosófica; e a Seção Iluminista, com a série Mística e Cabalística.
O Antigo e Primitivo Rito Oriental de Misraim e Memphis é o resultado da intima reelaboração do Rito de Misraim ou Egípcio, ressurgido regularmente em Veneza em 1801, e do Rito de Memphis ou Oriental criado em 1839 em Paris, com uma nomenclatura que reelaborou os graus do Rito de Misraim introduzindo iniciações e rituais do tipo Oriental.
O seu principal objetivo é trabalhar na busca da verdade. Toda e qualquer referência a questões de caráter religioso ou social, não poderão ter outro escopo a não ser que iluminar o caminho iniciático de nossos membros. Respeita as leis e a forma política de cada Estado e considera como característica fundamental da Ordem e do Rito, a tolerância política e religiosa.
O Antigo e Primitivo Rito Oriental de Misraim e Memphis afirma que os Princípios das Religiões (ou dos credos) que foram ensinados ao Homem conduz a prática e ao dever de render homenagem ao divino autor de nosso ser. Tem por base a crença na existência do Supremo Artífice dos Mundos e da Imortalidade da Alma. Dirige os seus trabalhos – sob pena de nulidade – A Glória do Supremo Artífice dos Mundos – o mesmo que O Grande Arquiteto do Universo e tem por divisa – a Fé, Esperança e a Caridade.
Através de um sistema tradicional de alegorias e de símbolos persegue o aperfeiçoamento espiritual e o fortalecimento do caráter do indivíduo por meio do qual melhora a totalidade da fraternidade humana.
Segue fielmente a Tradição perseguindo o desenvolvimento da mais pura ritualística e iniciação. Rejeita toda mentalidade e movimentos sectários. De tal forma que admite todos os homens e mulheres, qualquer que seja o I seu País, seu culto, sua formação, desde que sejam livres e de bons costumes, desejosos de conquistar com o próprio trabalho interior os planos superiores do Espírito segundo o método tradicional custodiado pelo Rito. Que tenha atingido a maior idade, que não exerça nenhuma profissão degradante, que saibam ao menos ler e escrever corretamente e que tenham rendimentos suficientes para as suas necessidades e de sua família.
O Antigo e Primitivo Rito Oriental de Misraim e Memphis reconhece
todos os Ritos Maçônicos e não proscreve algum, ao menos que o Rito seja contrário aos Princípios da Tradição, aos Princípios Gerais da Maçonaria, ou que seja originado de usurpação.
O Antigo e Primitivo Rito Oriental de Misraim e Memphis quando as
circunstâncias permitirem, promoverá contato com outras obediências maçônicas com o fim de promover a fraternidade, através de trocas recíprocas de Garantes de Amizade.
LOJA MAÇÔNICA GIZA Nº 7- (Rito Oriental de Memphis Misraim)
De início, foi fundada como um triângulo maçônico do Antigo e Primitivo Rito Oriental de Memphis e Misraim, com a cobertura do Soberano Grande Santuário Adriático da Itália com a ajuda do Grande Hierotilista e Secretário do Rito no Brasil, o Irmão Márcio Moreira de Oliveira, Grau 30º 90º.
No dia 28 de março do ano de 2010, já com um número significativo de Irmãos, foi feita a Instalação da Augusta e Respeitável Loja Giza nº 7. Sendo esta a primeira loja maçônica no Maranhão a iniciar mulheres em pé de igualdade com os homens. A instalação desta Loja Mista foi feita com a ajuda do representante do Soberano santuário do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim do Chile para o Brasil. Atualmente temos em nosso poder, várias patentes que nos habilitam a trabalhar com este rito em todos os seus graus, tanto nas lojas simbólicas, graus 1,2 e 3 como nos graus filosóficos assim distribuídos:
Rito de Memphis Misraím
O Rito Antigo e Primitivo de Memphis e Misraim é um Rito de iniciação dentro das lojas maçônicas formadas pela união de dois ritos maçônicos antigos de inspiração Rosacruz: o Rito de Memphis e o Rito de Misraim. O promotor da fusão de ambos os ritos era o famoso general e diplomata Giuseppe Garibaldi, que em 1881 se tornou o primeiro Grande Mestre do Rito. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a unificação estava a cargo de John Yarker. Outros famosos integrantes de Memphis e Misraim foram Winston Churchill, Clement Atlee, Theodor Reuss, Gerard Encausse (Papus), Constant Chevillon, Robert Ambelain, Arnold Krumm-Heller e Harvey Spencer Lewis. John Yarker também foi um dos principais maçons que estavam envolvidos no grupo da OTO e BOTA, juntamente com Reuss e alguns outros. Todas as lojas do Rito de Memphis Misraim são agrupados sob os Congressos chamados de Soberanos Santuários segundo a sua linhagem sucessória, e sob a direção exclusiva do Soberano Santuário Internacional de acordo com o acima exposto.
Constituição geral
A diferença do difundido Rito Escocês Antigo e Aceito que é maioritário dentro da Maçonaria Latina; sendo o Rito de York, o mais numeroso a nível mundial e que no primeiro inclui 33 graus, os Soberanos Santuários de Memphis-MIsraim contam; em sua maioria, com um sistema de 99 graus:
- Primeira série: Maçonaria Simbólica (graus 1 a 3)
- Segunda série: Maçonaria Filosófica (graus 4 a 33)
- Terceira série: Maçonaria Hermética (graus 34 a 95)
- Graus superiores: Graus 96º e 97º e foram estabelecidos originalmente por Garibaldi, embora o Congresso Maçônico 1934 em Londres, foram adicionados os graus 98 e 99.
Conheça um pouco sobre a maçonaria mista
MAÇONARIA MISTA
Maçonaria é uma ciência de moralidade, velada por alegorias e ilustrada por símbolos. Maçonaria Mista são corporações ou obediências maçônicas compostas por homens e mulheres em pé de igualdade onde a mulher tem os mesmos tratamentos que os homens.
História
As mulheres foram aceitas na maçonaria, de forma muito diversa no tempo e segundo o país. A primeira mulher iniciada na maçonaria especulativa que se tem notícia foi Elizabeth Aldworth, (1691-1773) que se iniciou em Cork, na Irlanda, o que aconteceu um pouco antes da criação da primeira Grande Loja, em 1717 e com o tempo se tornou mestra daquela loja. Posteriormente, houve mais mulheres em lojas maçônicas, como foi o caso de Maria Deraismes, iniciada em 14 de janeiro de 1879. A iniciação dela em uma loja masculina, pôs em movimento os eventos que resultaram na formação de “Le Droit Humain”. Esta Ordem maçônica se tornou uma ordem internacional com sede em Paris. Surgem também a “Loja de Adoção” na França, a “Ordem de Mopse” na Prússia e a “Estrela do Oriente”, nos Estados Unidos. Hoje em dia há um número crescente de países, incluindo o Brasil, onde as mulheres podem ser iniciadas em lojas maçônicas, sejam elas exclusivamente femininas ou mistas.
Registro de participação de mulheres nas corporações maçônicas operativa do passado.
O Manuscrito Regius, datado de 1390, é o mais antigo manuscrito ainda descoberto relativo a maçonaria. Este extrato da época da maçonaria operativa comprova a inclusão da mulher na maçonaria do passado, antes de surgir a maçonaria especulativa organizada em 1717 na Inglaterra.
“Neste ofício honesto para ser perfeito, e assim cada um deve ensinar os outros. E o amor juntos, como irmão e irmã. O artigo décimo é para saber, que entre o Ofício, os altos e baixos, não é nenhum Mestre que irá suplementar o outro, mas estar juntos como irmã e irmãos, este ofício curioso, todos e alguns, que pertence a um Mestre Maçom”
Na Maçonaria Egípcia
As mulheres também foram iniciadas em Haia, nos diferentes graus da Maçonaria, chamado primeiro como “Egípcia”, como parte do sexo feminino que Cagliostro tinha confiado a gestão de sua mulher Serafina. Ao longo de suas viagens, ele fez o mesmo nas cidades de Mitau em 1780 e em Paris, em 1785. No Brasil a Maçonaria Mista está agrupada em Grandes Lojas ou Grandes Santuários onde se trabalha com o Rito Oriental de Memphis Misraim.
ATENÇÃO: Se vocês mulheres guerreiras e homens de boa vontade desejarem conhecer os mistérios maçônicos do Rito Oriental de Memphis-Misraim do nosso Soberano Santuário de Memphis Misraim da Igreja Gnóstica Rosa Cruz e do Soberano Santuário da Gnose do Brasil, entre em contato conosco pelo E-mail: maconariamista@yahoo.com.br ou pelo fone:
(98) 985095809 solicitando informações, e em seguida, te enviaremos algumas questões de averiguação.